Contact Us

Use the form on the right to contact us.

We're always looking for new contributors, partners and friends.

All emails go straight to NEVOAZUL editor, Inês Catarina Pinto

nevoazul.mag@gmail.com

           

123 Street Avenue, City Town, 99999

(123) 555-6789

email@address.com

 

You can set your address, phone number, email and site description in the settings tab.
Link to read me page with more information.

Ler

Gravuras em tons azulados

Ines Pinto

Como parte do nosso trabalho no primeiro número da revista NEVOAZUL, passámos os últimos dias a fazer gravuras em tons azulados.

Começamos por desenhar ao contrário numa cartão metalizado. Com um xizato, cortámos levemente o cartão metálico sem nunca alcançar a parte do cartão. Isto vai permitir ao cartão absorver a tinta. Com restos de tecidos velhos fizemos aquilo a que usualmente se chama uma boneca, que iria servir para cobrir o desenho com tinta através de um movimento circular. O processo de limpeza começou de seguida. Usámos mais alguns desperdícios têxteis para remover a tinta superficial e um farrapo diferente para limpar o desenho em profundidade. Finalmente, para limpar áreas específicas do desenho, usámos um cotonete. Antes do desenho ir para a prensa também é importante limpar os cantos do cartão. Na prensa, marcámos a posição onde deveria ficar o cartão metalizado e o papel onde o desenho será impresso e rodámos a prensa pela primeira vez. Depois da segunda ou terceira gravura, o cartão vai começar a ficar sem tinta. Para conseguirmos fazer mais gravuras devemos aumentar o número de cartões em cima da prensa para exercer mais pressão no cartão metálico. Para fazer ainda mais gravuras deve-se repetir o processo do início. Este é um processo muito simplificado de fazer gravuras visto que o cartão metálico se vai degradar rapidamente.

Mesmo que o desenho seja incrivelmente belo, vamos sempre precisar de fazer outro porque a superfície do desenho, isto é, o cartão metálico, não vai durar para sempre. 

Há algo mais impermanente do que uma gravura? 

NEVOAZUL - Gravura